Atendimento (51) 3391.0969

Comemoração de bodas

São chamadas de bodas de casamento todas as celebrações que envolvem o casamento, bem como todos os eventos que decorrem aos anos que o casal passa junto tendo assim, cada ano o seu significado. Cada ano de casamento que se passa não deixa de ser uma nova promessa, a prova de que aquela feita lá atrás ainda está viva e forte, e nada melhor do que comemorá-las.

Bodas de Casamento

Bodas de Casamento

anos de casado

A expressão "boda" surgiu a partir do latim "vota", que significa "promessa". A boda é uma celebração típica dos casais, que faz referência a renovação dos votos matrimoniais feitos no dia do casamento.
 
Bodas é uma comemoração que celebra o aniversário de casamento, onde se renovam as promessas trocadas entre o casal e são comemoradas na data em que foi celebrada a cerimônia. Para cada ano de bodas foi estabelecido um material representativo para nomear o período.

Bodas de Papel

Bodas de Papel

1 anos de casado

Bodas de pape lé o nome dado para a comemoração do primeiro ano de casamento.

Cada aniversário de casamento é associado à material e este nome passa a representar a data. O papel , por exemplo, simboliza o primeiro ano do matrimônio por ter o significado da "fragilidade", típico do começo de qualquer relacionamento.

No entanto, as bodas de papel, de acordo com a tradição popular, também podem ter a conotação da "flexibilidade" que os jovens casais devem possuir para encarar os desafios da vida a dois.

Bodas de Algodão

Bodas de Algodão

2 anos de casado

Bodas de algodão é o nome dado para a comemoração do segundo ano de casamento.

Tradicionalmente, cada aniversário de casamento é associado à um material que representa o relacionamento do casal. As Bodas de Algodão, assim como as Bodas de Papel, simbolizam a fragilidade dos primeiros anos de matrimônio, ao mesmo tempo que representam a oportunidade e esperança de crescimento e fortificação da relação.

Bodas de Couro ou Trigo

Bodas de Couro ou Trigo

3 anos de casado

Bodas de trigo é a expressão utilizada para a comemoração do terceiro ano de casamento.


Em algumas versões, as bodas de trigo também são celebradas como bodas de couro. De acordo com a simbologia popular, o trigo representa a prosperidade, a fartura, a união e a alegria do relacionamento.


Supostamente, ao comemorar o terceiro ano de matrimônio, o casal chegou numa fase do casamento em que começam a brotar os frutos da relação, que foram cultivados ao longos dos anos. Esta metáfora é comumente interpretada como a chegada do primeiro filho, por exemplo, que representa literalmente o “fruto da união”.

O couro, por sua vez, simboliza a proteção que a convivência diária traz para o relacionamento, de acordo com a tradição popular.

As bodas de trigo podem ser celebradas de diversas maneiras pelo casal, seja com uma viagem romântica ou um jantar íntimo. O mais importante, segundo o princípio desta comemoração, é reforçar o companheirismo entre ambos.
A troca de mensagens e presentes também é normal durante a celebração das bodas de trigo. Como um reforço para o simbolismo deste aniversário de casamento, aconselha-se o uso de ramos de trigo como acessório decorativo, por exemplo.

Bodas de Flores

Bodas de Flores

4 anos de casado

As bodas de flores e frutas (4 anos de casados) possuem um significado incrível e que demostram bastante esta fase do casamento. As flores são delicadas, e por isso representam os cuidados do casamento, a prudência da relação. Afinal, para uma flor ser bonita e viver por mais tempo ela precisa de ser regada na medita certa, ter seus cuidados e assim ela consegue crescer de forma saudável, igual ao casamento. Já as frutas estão relacionadas a durabilidade e vitalidade da relação. Pois, assim como as flores quanto mais cuidados temos com elas, mais elas duram e permanecem firmes e apetitosas.

Bodas de Madeira ou Ferro

Bodas de Madeira ou Ferro

5 anos de casado

As bodas de madeira são tradicionalmente comemoradas quando o casal completa cinco anos de união matrimonial. Em algumas culturas, o quinto ano de matrimônio é simbolizado pelo ferro(Bodas de Ferro), no entanto, é mais comum utilizar a madeira como símbolo. 
 
Segundo a tradição, cada ano de aniversário de casamento é comemorado tendo como associação um material que representa a relação do casal.
 
As bodas de madeira simbolizam o fortalecimento e "enraizamento" da relação, que começa a gerar "galhos" (filhos), assim como as árvores. 

Bodas de Açúcar ou Perfume

Bodas de Açúcar ou Perfume

6 anos de casado

Para comemorar os 6 anos de casamento existem a bodas de açúcar ou perfume. O açúcar significa o doce prazer da vida conjugal, a cumplicidade e o companheirismo, os momentos bons. Não existe no mundo sentimento mais doce que o amor, ele nos alimenta, nos da energia, coragem, transparência e traz com ele diversos outros sentimentos, como a esperança.
 
Alguns casais nos primeiros anos de casamento sofrem alguns empecilhos e algumas divergências, mas mesmo diante desses momentos amargos o amor é mais forte. Nas bodas de perfume, há o significado de mostrar aquilo que é agradável e que tem bom cheiro, que o aroma adocicado traz recordações dos bons momentos do casal.

Bodas de Lã ou Latão

Bodas de Lã ou Latão

7 anos de casado

Essa boda é comemorada ao completar os 07 anos de casamento, mostrando que a união está mais resistente e confortável, deixando cada vez mais claro a durabilidade dela, por isso da lã ou do latão, pois são resistentes e capazes de durar e passar por todas as crises que vierem.
 
Eescolheu-se a lã e o latão, primeiramente porque a lã é muito maleável, adaptável e confortável, podendo-se fazer muito com ela, e o latão apesar de ser um metal, também tem essa adaptabilidade, mas é colocado nessa boda por ser resistente a manchas e capaz de durar, então esse dois elementos trazem qualidades essenciais para um casamento.
 

Bodas de Barro ou Papoula

Bodas de Barro ou Papoula

8 anos de casado

O oitavo ano de casados é um período em que o casal já está mais estável, já passou daquele momento de transição, onde o novo casal passa por uma fase de autoconhecimento e descobertas e está num período de adaptabilidade e conservação, por isso comemora-se as bodas de barro ou papoula.
 
O barro simboliza maleabilidade, o que é sempre necessário durante um casamento, e significa também conservação, onde conservar as melhores lembranças dos melhores momentos a dois são essenciais.
 
Já a papoula como uma flor, também é colocada como símbolo dessa boda, porque flores fazem parte de bons momentos e das principais celebrações da vida, então nada melhor do que ela fazer parte de uma data tão especial quanto esta.
 
E a papoula mais especificamente, pode significar sonho, fertilidade e ressurreição, pois em um casamento sonhar é essencial, ressurgir sempre que algum problema aparece, é crucial, e depois de oito anos juntos, é natural que o casal esteja planejando aumentar a família, fazendo assim relação com o significado de fertilidade.
 

Bodas de Cerâmica ou Vime

Bodas de Cerâmica ou Vime

9 anos de casado

O Vime é um material maleável,  e maleabilidade é sempre necessário durante um casamento, e significa também resistência, e ao chegar as bodas de cerâmica e vime, significa que o casal com certeza é resistente, e que já passou por todos os ‘atrapalhos’ de uma vida a dois.
 
Já a Cerâmica também é colocada como símbolo de resistência, afinal para essa peça ficar pronta, ela é submetida a altas temperaturas, mas mesmo com toda essa força, ela representa delicadeza, e deve ser manuseada com muito cuidado, e é com esse mesmo cuidado que o casamento deve ser levado em frente.
 
Ambos os materiais são conhecidos a milhares de anos, e tem muita história, então por isso são colocados como itens característicos dessa boda, para que o casamento se espelhe nessa história de resistência ao tempo.

Bodas de Estanho ou Zinco

Bodas de Estanho ou Zinco

10 anos de casado

Também conhecida como Bodas de Zinco, esta comemoração marca a união de uma década de um casal após a oficialização do matrimônio.
O estanho é um metal que pode ser facilmente maleável, característica esta que é associada ao estado em que se encontra o casal no seu décimo ano juntos: maleáveis e receptíveis aos desentendimentos cotidianos ou as particularidades “menos fáceis” da personalidade de cada um.
 
O zinco, por sua vez, também é conhecido por servir de proteção contra a ferrugem de alguns materiais, como o ferro e o aço, por exemplo.
 
Em comparação com o matrimônio, esta é uma característica dos casais que, neste período da vida a dois, já desenvolveram uma barreira contra os pontos negativos e que interferem a construção de uma boa relação no casamento.

Bodas de Aço

Bodas de Aço

11 anos de casado

O aço é uma liga metálica formada essencialmente por  ferro e carbono, além dos componentes principais incorpora outros elementos químicos alguns até prejudiciais, outros são adicionados intencionalmente a fim de melhorar suas características para aumentar sua resistência, ductilidade e dureza. Em 11 anos de união são adicionados vários elementos, alguns desfavoráveis, mas a maioria com a finalidade de melhorar a relação se não fosse assim, não estariam juntos a tanto tempo, uma união de aço, dobra, verga, estica, sofre pressão, mas.... não quebra. 

Bodas de Seda ou Ônix

Bodas de Seda ou Ônix

12 anos de casado

A seda é uma das matérias-primas mais caras, é utilizada para produzir tecidos leves, macios e brilhantes.O significado das bodas de seda representa a suavidade, sutileza, riqueza e cuidado em uma relação.A seda é o tecido mais copiado no mundo, porém até hoje, nenhuma cópia chega a sua nobreza e glamour.  Com o passar do tempo, também rompemos o casulo como o "bicho da seda", olhamos para trás e vemos a estrada que estamos construindo.

As dificuldades através dos buracos remendados, as flores através das conquistas. E entendo que cada dia é único, sendo assim a conquista é diária, com isso vejo que estamos construindo um amor amigo e com cumplicidade. E a nobreza vem de querer continuar a dividir as vidas e juntá-las em um único objetivo.

Bodas de Linho ou Renda

Bodas de Linho ou Renda

13 anos de casado

A renda é um tecido transparente, fino e delicado e um trabalho artesanal, já o linho é caracterizado como um tecido de alto luxo, simboliza conforto e elegância, é antibacteriano, seca rápido, etc. O casamento de 13 anos possui transparência,essa união foi conquistadoa com esforço e assim como o linho fica mais forte e com melhor aparência a cada lavagem, assim se tornou essa união ao longo desses treze anos, mais forte e mais bonito.

Bodas de Marfim

Bodas de Marfim

14 anos de casado

O marfim é considerado uma substância extremamente dura e resistente, podendo ser encontrado principalmente nos dentes caninos dos elefantes e de outros animais, como o hipopótamo e a morsa, por exemplo.
 
Por ser um material de grande força e valor, o marfim foi associado ao décimo quarto ano de matrimônio. De acordo com a interpretação dada pela cultura popular das bodas de casamento, neste período o casal já desenvolveu uma relação muito mais sólida e concreta, após passar por diversos tipos de obstáculos na vida a dois.

Bodas de Cristal

Bodas de Cristal

15 anos de casado

O décimo quinto ano de matrimônio é motivo de celebração para muitos casais, que costumam reunir os amigos próximos e familiares para reafirmar o compromisso de companheirismo e amor feito no dia do casamento.
 
O cristal é um vidro de altíssima qualidade e transparência, características que devem ser associadas ao relacionamento do casal quando chegam ao décimo quinto ano de união.
 
As bodas de cristal fazem referência ao elevado nível de maturidade que, supostamente, a relação atingiu ao longo dos quinze anos. A transparência, confiança e dedicação entre o casal são fundamentais para construir um casamento de qualidade.

Bodas de Turmalina ou Safira

Bodas de Turmalina ou Safira

16 anos de casado

Tanto a turmalina quanto a Safira são variações de cristais, o nome safira significa pedra preciosa, ambas podem ser encontradas em várias cores, e são usadas na maioria em fabricação de jóias.

Bodas de Rosa

Bodas de Rosa

17 anos de casado

Ah as rosas! A rosa é uma das flores mais populares do mundo, cada cor representa um significado diferente,representa o romantismo e exalam um delicioso perfume.
As roseiras precisam de muita água e bastante cuidado por que são vulneráveis a pragas, vale lembrar também que as rosas possuem espinhos....na união ela nos faz lembrar de quantos espinhos nos feriram ao longo desses 17 anos, de como faz tempo que estamos juntos, por isso não devemos esquecer de cuidar de quem está ao nosso lado e continuar regando essa união com muito amor, para que a rosa não venha murchar por falta de cuidados e lembrar que manter o romantismo na união não faz mal a ninguém!

Bodas de Turquesa

Bodas de Turquesa

18 anos de casado

A turquesa é usada como pedra preciosa, possui tonalidade azul e  é um símbolo do mar e do céu. Dois extremos, o mar tanto pode estar calmo como agitado, o Céu pode estar azul, ou encoberto por nuvens, chovendo.... sendo assim, a representação dessas bodas está clara no sentido de que ao longo dos anos o casal passou por turbulências mas suportou as dificuldades, viu o mar calmo e as ondas agitadas, viu o céu ensolarado e as tempestades e hoje goza da beleza que foi e é passar por estas experiências juntos!

Bodas de Água Marinha ou Cretone

Bodas de Água Marinha ou Cretone

19 anos de casado

O cretone é um tecido forte como o é um casamento de 19 anos que atinge, nesta altura, a naturalidade do algodão com um suporte bem forte de cânhamo.
 
A água marinha sempre foi símbolo de felicidade, porém por quebra-se facilmente exige cuidados.
 
Então...Que a união seja como o cretone, encorpado e resistente, tecido por Deus, com a finalidade de trazer beleza e graça ao lar e seja claro e belo como a água marinha, traga-lhes muitas felicidades e que jamais esqueçamos do zelo que devemos ter com nosso companheiro, pois a tendência de muitos quando estão bastante tempo juntos é deixar de cuidar.

Bodas de Porcelana

Bodas de Porcelana

20 anos de casado

A porcelana é um tipo de cerâmica bastante delicada, sendo preciso muito cuidado para que não quebre. Em comparação com o casamento, a porcelana simboliza justamente o zelo e a atenção que o casal manteve ao longos dos 20 anos, responsável por ajudar a manter a união do matrimônio.
 
Outro detalhe que remete ao uso da porcelana como símbolo do vigésimo aniversário de casamento é todo o processo necessário para que este material atinja a sua máxima qualidade.

 

Bodas de Zircão

Bodas de Zircão

21 anos de casado

Zircão é um tipo de material parecido com o diamante, por isso é usado como imitação do mesmo, bodas de diamante comemora-se aos 60 anos de união rsrs não estão nem na metade do caminho, mas já resitiram a duras provas, quantos casamentos a essa altura já se desfizeram e vocês continuam firmes, desejando ficar mais parecido com o diamante e cada dia mais resistente...o zircão é um mineral notável, sendo assim numa sociedade em que muitos casamentos estão sendo desfeitos, é notável aos olhos de todos o fato de vocês estarem a tanto tempo juntos.

Bodas de Louça

Bodas de Louça

22 anos de casado

Significado de louça:Vasilhame que pode ser utilizado para acomodar líquidos ou sólidos. É uma etapa que significa que suportamos muitas coisas,independente de boas ou ruins;mais devido a má utilização de certas louças ao longo dos anos(falta de carinho,cuidado,amor) elas podem vim a ter rachaduras ou até mesmo quebrar. Por isso que desde do começo devemos zelar pelo nosso matrimonio dando carinho, amor, respeito e o mais importante tendo cuidado para que não crie brechas e possa quebrar essa união.

Bodas de Palha

Bodas de Palha

23 anos de casado

Definicao de palha: haste seca de certos cereais,ou tubo de plástico fino para beber líquidos. Mesmo que não pareça,a palha serve para muitas coisas importantes.Ela aquece quando não temos nenhum cobertor, ela serve para iniciar uma pequena fogueira,e não só serve como cobertor mais também serve como uma cama.

Talvez nesse 23 anos de casados o que era semente, frutos,substância,se tornou palha;não se preocupe ainda existe a palha, ela pode ser seca mais com ela fazemos proezas.Faça do seu casamento assim;"Proezas" Mesmo que 23 anos pareça seco e sem vida,lembre-se que para existir a palha precisou germinar algo e nascer.Desde o principio você plantou, germinou e nasceu o seu casamento, lembra das bodas de trigo?Agora esteja preparado para plantar coisas novas,(mais amor,mais perdao,mais paciencia)e verás que novos frutos sugirão para alimentar anos e anos de união. 

Bodas de Opala

Bodas de Opala

24 anos de casado

A opala é uma pedra diferente das demais rs possui uma característica única, suas cores variam de acordo com a posição do observador em relação a pedra, pode exibir todas as cores do arco-íris.
Lembra do arco-íris? Promessa que Deus fez a Noé de que a terra, não mais seria destruída pelo dilúvio? O que isto significa nessa união? Que Deus tem zelado pela união e que nehuma correnteza será capaz de destruí-la, e não importa qual seja a visão dos demais, independente do ângulo, as pessoas sempre vêem a união de vocês como sendo linda!

Bodas de Prata

Bodas de Prata

25 anos de casado

As Bodas de Prata e as Bodas de Ouro são consideradas as bodas mais comemoradas pelos casais, pois simbolizam a passagem de décadas de união e a renovação dos votos de casamento.
 
Normalmente, as festas de bodas de casamento são comemoradas pelos católicos em eventos nas igrejas, onde fazem renovação dos votos com a bênção de um padre, por exemplo.
 
A tradição das festas das bodas de casamento surgiu na Alemanha, quando era costume oferecer aos casais uma coroa de prata quando completassem 25 anos de casados, e uma de ouro quando fizessem 50 anos de matrimônio.

Bodas de Perola

Bodas de Perola

30 anos de casado

Quando alguma substância estranha invade a ostra, produzindo uma inflamação em seu interior, esta envolve o corpo invasor com diversas camadas de madrepérola – uma substância dura e rica em calcário. Assim surgem as pérolas.
 
Ao chegar no trigésimo ano de matrimônio, a formação das pérolas torna-se uma boa metáfora de como o casal teve que enfrentar diversos “invasores” e adversidades ao longo dessas três décadas.
 
O amor e o compromisso do casal fez com que todos os problemas enfrentados se transformassem em “pérolas”, ou seja, ajudou a fortalecer ainda mais o relacionamento.

Bodas de Coral

Bodas de Coral

35 anos de casado

As bodas de coral simbolizam o amadurecimento e a fortificação do relacionamento, assim como acontecem com os corais marinhos, que levam anos até se constituírem totalmente.
 
A boda de coral serve como um símbolo de que, assim como estes belos animais marinhos, o relacionamento é feito de união, para que possa se estender no futuro como um belo recife de corais.

Bodas de Esmeralda

Bodas de Esmeralda

40 anos de casado

Existem casais que tem seu casamento baseado e moldado em várias perspectivas, com características próprias, construídas com histórias e momentos, sejam eles tristes ou felizes. A Esmeralda é uma pedra preciosa valiosíssima, ela diverge nas cores e na delicadeza. Esmeralda é nobre e extremamente sensível e essas divergências ocorrem também em um casamento e é a forma como essas diferenças são tratadas, que mostra o valor que tem esse relacionamento.

Por isso a flexibilidade, a tolerância, a delicadeza, o respeito, a cumplicidade e a confiança são itens presentes no topo da lista das características que um casal precisa ter para sustentar 40 anos de união.

Bodas de Rubi

Bodas de Rubi

45 anos de casado

O rubi é uma pedra preciosa vermelha, e o vermelho é popularmente conhecido como a “cor da paixão e do amor”.
 
Outra característica do rubi é a sua resistência, considerada uma das pedras mais duras da natureza, sendo superada apenas pelo diamante.
 
Assim, o rubi simboliza a consolidação e a fortificação do amor do casal ao longo destes 45 anos de matrimônio.

Bodas de Ouro

Bodas de Ouro

50 anos de casado

O ouro é um dos metais mais valiosos e belos que existem, utilizado ao longo da história como um sinônimo de riqueza e fartura.
 
Em comparação com o casamento, aos 50 anos de matrimônio, este material simboliza a nobreza desta união, que se manteve forte e inabalável durante todos estes anos.
 
Muitos casais, quando completam as bodas de ouro, voltam à igreja para renovar seus votos e as promessas feitas no dia do casamento. Também é normal a organização de uma festa, reunindo os familiares e amigos próximos.
 
A celebração das bodas de ouro surgiu na Alemanha, onde existia a tradição de fazer uma festa para os casais que completavam 50 anos de união e, durante a cerimônia, recebiam uma coroa de ouro.
 
Atualmente, a tradição mais comum é a troca de novas alianças de ouro, que podem substituir as antigas ou serem usadas em conjunto.